terça-feira, 28 de agosto de 2012

Conar investiga se Sephora pagou blogueiras por propaganda disfarçada





O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) iniciou procedimentos para investigar denúncias de que a loja de cosméticos Sephora estaria pagando a blogueiras para divulgar conteúdo elogioso de produtos vendidos em sua unidade. A empresa inaugurou uma loja no shopping JK Iguatemi em julho.
As denúncias de dezenas de consumidores levaram à abertura, em 23 de agosto, dos procedimentos 221/12, 222/12 e 223/12, que irão apurar tanto a conduta das blogueiras como da empresa de cosméticos. Havia elogios a produtos, por exemplo, da marca YSL e Christian Dior. Entre eles, batons, esmaltes e delineadores.
O principal indício da prática, de acordo com as denúncias, é o conteúdo praticamente idêntico de posts em blogs distintos sobre a Sephora, sempre elogiosos.
Lucas Lima/Folhapress
Fila em frente à loja de cosméticos Sephora, que foi inaugurada na última sexta-feira
Loja de cosméticos da Sephora, acusada de pagar por comentários elogiosos
De acordo com a assessoria do Conar, o grande número de denúncias pode ser resultado de uma mobilização por redes sociais, o que já ocorreu outras vezes.
É a primeira vez que o Conar investiga um caso de propaganda disfarçada em blogs. Segundo o Conar, o prazo para o julgamento de primeira instância é de 30 a 40 dias, mas é possível entrar com recurso. Ainda que o anunciante recorra, a decisão deve ser cumprida imediatamente, não tendo o recurso efeito suspensivo.
O órgão ressalta, no entanto, que faz recomendações e não tem poder de polícia para impô-las a uma companhia.
No entanto, diz que suas decisões costumam ser sempre respeitadas por haver um consenso entre os veículos quanto à necessidade de cumprir as determinações.
De acordo com o Conar, se os denunciados não acatarem a decisão, há a possibilidade de uma divulgação pública, ou seja, a publicação de um edital na imprensa informando o descumprimento da decisão.
Nos últimos 14 anos, isso só ocorreu seis vezes.
Procurada por volta de 13h30, a Sephora ainda não se manifestou sobre o conteúdo das denúncias.

folha.com

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